sábado, 14 de novembro de 2015

Magia Nordica

     Ola pessoal, venho humildemente ate vocês trazer uma pequena introdução, da magia nórdica,
     Muitas pessoas veem o povo nórdico, como um povo guerreiro e muitas vezes, acabam sem saber que o povo nórdico, também usava magia.
   
      Eu não sou um profundo conhecedor da magia, mas tenho uma boa noção e sei que realmente existe. Vou mostrar neste post apenas um resumo do que é a magia Nórdica, caso sintam interesse estejam a vontade em me enviar perguntas, tanto no blog quanto facebook. Caso queiram saber ainda mais sobre o assunto, alguns livros da autora Diana L, Paxson são bem interessantes.

      Os trabalhos mágicos nunca foram o centro da tradição e religião nórdica, sendo assim , sempre foi praticada em segundo plano normalmente por donas de casa ou por pessoas com tempo o suficiente para praticar. Mesmo não sendo o centro da religião nórdica, a magia é parte importante da espiritualidade ancestral.

      Os 'feiticeiros' são os chamados Vitkis(do Inglês arcaico Witiga), anteriormente também chamados de Veitaga e Veitago . (O Verbo Vitka significa 'enfeitiçar').

       A magia ancestral esta dividida em duas principais categorias, Galdr e Seidhr.

    Galdr, magia oratória(Fala, Musica) . E Seidhr, magia mental, que inclui técnicas de transe e, magia mais popular.
                                                  



                                       GALDR
     O termo Galdr se refere a canto ou feitiço , mas também é usado para se referir a outras praticas e itens mágicos ...
     O Galdr engloba magia verbal e cerimonial. A maioria dos trabalhos requer palavras e ações, assim como mudanças de consciência. As Runas são muito usadas neste meio, como meios para divinação, invocações, canalização de energia e outros.

      Normalmente são entoados sons ou cânticos nos feitiços, assim como palavras. As runas eram muito usadas no Galdr, tanto para feitiços de proteção, quanto feitiços de ataque.

     Galdr normalmente é usado para: Enviar energias(positiva ou negativa),conceder proteção , conversar com os mortos , aplicar maldiçoes ,Invocar os espíritos, cânticos para induzir pessoas a adormecer ou, até mesmo inibir espíritos e, por ai vai . As Runas são muito usadas neste meio, principalmente para a pratica de divinação ou ate mesmo para outros feitiços.
     Muitos magos eram especialistas em runas chamados assim de, Rúna-meistar (mestre das runas).
                                                        Gand
Muitos magos usam o Gand, que pode ser definido como a, arte de usar objetos magicos, como uma varinha magica um bastão ou uma vassoura, usados para canalizar energia.
                                                    



                                                      SEIDHR

      O Seidhr envolve vários tipos de magia, como atividades de transe e habilidades, similares ao xamanismo de outras culturas , o verdadeiro significado da palavra Seidhr é incerto, provável que seja derivado de seethe (borbulhar,ferver), que tem a ver com o preparo de feitiços no caldeirão(onde alguns dizem que as divindades se alimentam).

    Nas Eddas o, Seidhr e considerado uma arte, pelos Deuses Vanir e, foi ensinado por Freyja a Odin.Porem Guerreiros vikings não viam esta arte com bons olhos, por isso o Seidhr era normalmente praticado por mulheres. Em tempos Cristãos a pratica do Seidhr foi considerada magia negra e, com o passar do tempo, aos poucos a pratica foi caindo no esquecimento.

    Normalmente o Seidh era atribuído ao uso maléfico, porem contam as sagas que, também foi usado para uso benéfico.
   
     Aqui vai uma pequena lista de trabalhos mágicos praticados no Seidhr.

Entre os trabalhos maléficos, provocavam tempestades, incêndios, Secas, transformavam-se em animais predadores, usavam ilusões para afetar a mente humana , provocavam doenças e ate mesmo a morte ...

Os trabalhos mágicos benéficos, eram usados para fins, curativos, melhorar o tempo, aumentar a fertilidade e virilidade, proteção espiritual, desprendimento do espirito e para fins oraculares, canalizando as mensagens dos Deuses ou ate mesmo a possessão.

Os praticantes muitas vezes, para alcançar uma jornada espiritual, se enrolavam em um manto e ficavam por horas meditando , normalmente em lugares isolados, como o topo de uma montanha por exemplo.

Os Rituais Seidhr, costumam ser ao som de tambores e cânticos em voz alta, para que possam influenciar o transe e, assim canalizar a energia dos Deuses ou, ate mesmo, desprender o espirito do corpo, para que possam viajar entre os nove mundos em busca de sabedoria e conhecimento.

Resumidamente a pratica se apoiava em três pilares. Transe, perda de consciência e uso de um ritmo sonoro, para induzir o transe.

O Seidhr era normalmente uma pratica individual , ou praticada por famílias tradicionais de xamãs. Nos tempos atuais o Seidhr esta sendo reconstruído, e com sucesso, por alguns grupos focados na pratica. Normalmente este grupos se apresentam em eventos religiosos.

         Bem pessoal, que este post deixe as mentes dos Homens e Mulheres de Midgard um pouco mais claras, a respeito da magia nórdica.

O Livro - 'Misterios Nordicos' é uma otima fonte de conhecimento sobre o assunto.
 E alguns livros da autora Diana L, Paxson.

Obrigado pessoal.
Odin Blessadur !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário