quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Kvasir e o hidromel da poesia !!!

 Após o tratado de paz entre os Vanir e Aesir, os Deuses uniram suas salivas em celebração.

Dizem que eram dois tipos de frutas então os Deuses mastigaram, depois uniram suas salivas em um caldeirão e então fermentaram, o resultado desta mistura foi a criação de um Deus Vanir, muito sábio chamado Kvasir.

Kvasir era o mais sábio entre os Deuses e, agia com diplomacia entre eles, sempre os aconselhando, para que assim pudesse evitar novas divergências entre os Deuses. Ele levava a vida como andarilho espalhando sua sabedoria e conhecimento entre o povo, não haviam perguntas às quais ele não tivesse resposta.

Certa vez em suas andanças, Kvasir conheceu dois irmãos Anões, onde ficou hospedado.

Mais tarde os irmãos anões Galar e Fjalar, souberam que o corpo de Kvasir obtinha propriedades mágicas, o que despertou a cobiça de ambos, para outros fins.

Então os irmãos Anões planejaram uma forma de apunhalar Kvasir, porem Kvasir era um Deus, sendo muito forte para uma briga justa, Então os dois o apunhalaram enquanto dormia, o mataram e recolheram seu sangue, misturaram com mel e o preservaram no Odrörir (Recipiente mágico usado para preservar bebidas).Depois disso os irmãos mentiram aos Deuses que Kvasir tinha se afogado em meio a tanta sabedoria.
Com o tempo a bebida fermentou e se transformou no famoso Hidromel, a bebida da inspiração, a bebida dos poetas, que até hoje nós bebemos e usufruímos da inspiração que a bebida nos passa !!!

       -Dizem que a poesia é relacionada à Odin, juntamente o hidromél.
       -Sabes por que motivo ?
       -Agora saberás !!!

Um bom tempo depois de tudo isto os mesmos irmãos, Galar e Fjalar, acabaram por matar um gigante chamado Gilling junto de sua esposa .

Porem mais tarde o filho de Gilling, Suttung, resolve vingar a morte do Pai, então aprisionando os dois irmãos Galar e Fjalar, dentro de uma enorme rocha e jogando-os no mar, para que morressem afogados.
Foi ai que os Dois irmãos, planejaram oferecer em troca de suas vidas o, Odrörir, com toda a bebida poética dentro, Suttung logo aceitou a oferta e, resolveu esconder a bebida poética, dentro de uma grande montanha, sabendo que o que tinha era muito preciso.

Então um bem tão precioso e tão comentado, obviamente logo chegaria ao conhecimento do Grande Odin. E foi o que aconteceu, logo ao saber de tão preciosa dádiva, tão famosa. O grande Deus e Sábio Odin, disfarçou-se e logo partiu para Jotunheim(Reino dos gigantes),afim de obter tal preciosidade.

Ao chegar , Odin logo se propõe a trabalhar para o irmão de Suttung, Baugi, como lavrador de terra, durante todo o verão, para que assim pudesse ter mais informações sobre a bebida e seu paradeiro. Depois de todo trabalho terminado Odin tenta convencer Baugi a lhe dar um pouco de Hidromel, para que possa experimentar, mas não foi bem sucedido, pois o gigante Suttung não permitiu tal coisa. Então, Odin se transformou em uma cobra e esgueirou-se, por uma fenda entre a montanha, ate chegar na sala onde mantinham o Hidromel.

Porem uma dádiva tão preciosa deveria ser bem guardada e, chegando la, Odin avistou uma protetora,era Gunnlod filha de Suttung. Mas Odin é sábio, logo se transformou em Homem novamente e assim seduziu Gunnlod, para que lhe desse a bebida. Durante três dias e três noites,Odin bebeu a melhor bebida que já provou.

Na terceira noite Odin transformou-se em uma águia, para que pudesse escapar, Levando o hidromel em sua boca. Porem Suttung conseguiu descobrir e também transformando-se em águia, perseguiu Odin, que derramava parte do hidromel de sua boca propositalmente, para que assim pudesse despistar seu perseguidor .

Dizem que parte do hidromel que caia da boca de Odin, atingia os seres vivos da terra, assim tornando-os poetas.

Assim que Odin aproximou-se de seu palácio, deu um sinal e os Deuses o aguardaram com jarros, para que ele pudesse depositar o hidromel que trazia em sua boca e, assim o fez.

E quando Suttung viu que os Deuses o estavam aguardando, deu-se por vencido, recuou e voltou para sua morada.
                 O Hidromel agora pertencia aos Deuses e de la, ninguém podia tirá-lo !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário