O festival de solstício de inverno do povo nórdico é conhecido como Yule, comemorado na noite do dia 21 de Dezembro.
Muitos povos nórdicos viam o ápice do inverno como um sinal de morte e escuridão. Nesta noite eles comemoravam a esperança de um dia o sol voltar e iluminar as plantações novamente. Por isso Homenageavam Balder e Sunna as Divindades Solares, representando o renascimento do Sol.
MODERSNATT
Para ser mais exato as comemorações começavam nas vésperas do solstício, com a noite das Mães(Modersnatt, The mother's night).
Esta noite e dedicada a Nerthus e Frigga as Disir(ancestrais femininas).
Nesta noite pedimos proteção para toda a família e homenageamos a anciã da casa,não necessariamente com presentes, mas com ajuda nas tarefas.
Pode-se nesta noite enfeitar a casa com uma Guirlanda e velas por toda a casa e a cada noite,durante as noites de Yule a anciã pode acender uma vela e, usar uma Runa a cada noite, dizendo oque cada Runa pode trazer a cada mês no ano que esta por vir.
SOLSTICIO
Na noite do dia 21 de Dezembro, celebramos então o Yule, reunindo então familiares e amigos para um Blot ou Sumbel, seguido da troca de presentes e da tradicional ceia.
Como decoração neste dia também usam-se guirlandas de velas, a tradicional arvore de Yule enfeitada com símbolos mágicos, como rodas, estrelas,maçãs douradas e outros símbolos(mais sobre a arvore de Yule abaixo).
ÁPICE
A decima segunda noite do Yule, véspera do novo ano é, onde se comemora o Yule fazendo solenemente seus juramentos, para o Ano futuro, diante as Divindades. Os participantes costumavam segurar uma Guirlanda de folhas verdes ou um simbolo sagrado como testemunho. Homenageavam os Deuses e Deusas fazendo Brindes e oferendas, pedindo orientação para o ano que esta por vir.
ARVORE OU TRONCO DE YULE
Na tradição o povo nórdico costumava enfeitar arvores, pinheiros ou troncos de arvores com tochas e símbolos sagrados, como, estrelas , martelos , sinetes e, representação de animais sagrados como, Gato, Javali, Corvo, coruja, lobo e por ai vai.
Eles costumavam também homenagear os elfos, deixando-lhes oferendas em baixo dos pinheiros. Mais tarde este costume veio a dar origem à arvore de Natal.
TOMTE(Papai Noel)
E quanto ao Papai Noel na tradição nórdica pode ter tido origem no chamado "Nisse" ou "Tomte", que no folclore escandinavo era conhecido como um velho Senhor, que entregava presentes para as crianças na Dinamarca ou, na Finlândia que um Senhor presenteava pessoas humildes e necessitadas na época de Yule.
E sô muito tempo depois a Igreja católica assimilou tudo isso a suas crenças, trocando o mês de Yule pelo mês do nascimento de Cristo, e associou São Nicolau(um bispo Grego do seculo IV, que mais tarde foi considerado Santo), ao Papai Noel.
Desde já agradeço e espero ter ajudado um pouco com este post, para que todos possamos celebrar o Yule da nossa forma!
Mais a frente faço um post explicando sobre o significado de alguns simbolos sagrados usados no Yule.
Odin Blessadur !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário